DIFERENÇAS EXISTENTES ENTRE CÉLULAS-TRONCO ADULTAS E EMBRIONÁRIAS
Existem dois tipos de células-tronco: as adultas e as embrionárias.
As células-tronco adultas são encontradas em diversos locais do corpo, como medula óssea, sangue e fígado. As células do cordão umbilical também são adultas. Sua vantagem é não serem rejeitadas pelo corpo do paciente, uma vez que vieram dele. A desvantagem é que têm potencial limitado.
A célula-tronco embrionária - o óvulo fertilizado - é a única célula capaz de gerar todos os tipos celulares existentes em um organismo. Ela logo começa a se dividir: em duas; essas duas em quatro; as quatro em oito e assim por diante. Pelo menos até a fase de oito células, cada uma delas é capaz de se desenvolver em um ser humano completo. São chamadas, por isso, de totipotentes. Passadas 72 horas desde a fecundação, o embrião - agora já com cerca de 100 células, é chamado de blastocisto. Nessa fase as células do embrião se diferenciam em dois grupos: um grupo de células externas, que originam as estruturas extraembrionárias associadas com a implantação do embrião e com a formação da placenta, e uma massa de células interna, que vai formar o embrião propriamente dito. É nessa fase que ocorre a implantação do embrião na cavidade uterina ou então ele é congelado. É dele que se obtém a célula-tronco embrionária. O problema é que causa a destruição do embrião que a forneceu. Outro problema a ser resolvido pelos cientistas é a que podem ser rejeitadas pelo organismo do paciente durante uma suposta terapia. A vantagem, além de seu incrível potencial, é que podem proliferar indefinidamente in vitro sem se diferenciar, mas também podem se diferenciar se forem modificadas as condições de cultivo. A disponibilidade de células-tranco embrionárias humanas abriu horizontes impensáveis para a medicina, mas também trouxe complexos problemas ético-religiosos.
As 63 academias de ciência do mundo que se posicionaram contra a clonagem reprodutiva defendem as pesquisas com células embrionárias para fins terapêuticos.
1 comentários:
LOL! Muito massa este assunto tenho que fazer uma palestra na escola sobre ciéncias e já sei qual vai ser o assunto! ESSE...
Postar um comentário