Por que muitas pessoas ignoram os bons modos?
Algumas semanas atrás eu venho observando mais ainda o comportamento das pessoas, uma com as outras e percebo o quanto as pessoas são mal-educadas e não respeitam ao seu próximo. Sinceramente nunca gostei de ver outra pessoa sendo mal-tratada ou até mesmo desrespeitada e injustiçada, isso é muito desagradável, não é mesmo? Quando vou para o trabalho, percebo como as pessoas andam com a fisionomia fechada, claro que ninguém precisa sair rindo à-toa pelas ruas (risos) só que me refiro ao semblante, poderíamos ver pessoas com bons corações, boas atitudes, só que infelizmente isso não ocorre ao nosso redor, talvez você diga – Poxa, Edgar, que mundo você vive, que visão utópica essa a sua ao pensar que as pessoas vão melhorar. E a minha resposta seria - vivo no mesmo mundo que você, só que com um pequeno diferencial. Vejo as coisas com outros olhos, de maneira ampla, não simplificada e acredito que as pessoas podem mudar, só vai depender de cada um. Sabemos que é de grande importância que as leis existam em nosso meio, e essas regras já vem de épocas atrás, se lembrarmos de toda a história e do surgimento do homem, veremos que as leis sempre fizeram parte de nossas vidas, não vou me aprofundar nisso, senão teria que explicar desde muitas épocas atrás, talvez um dia eu escreva sobre, mas continuando... Pergunto-vos, será que era necessário ter lei para ceder lugar para um idoso? Ou outras leis que nós como seres humanos poderíamos fazer por nossa vontade própria e de coração aberto? O que eu quero dizer com isso é que muita das coisas que os seres humanos fazem é porque são movidos por impulso, mas nem sempre aquelas atitudes belas são feitas de coração. Será que é muito difícil dizer “muito obrigado”,” bom dia”,” precisa de ajuda?",” sente-se aqui, por favor", ”com licença”, enfim termos que são favoráveis para convivermos uns com os outros. Fico muito triste ao ver como as pessoas mais novas tratam os velhinhos, será que ninguém nunca parou para pensar que também seremos velhos um dia? Tem uma frase que li quando eu era pequeno e nunca mais esqueci e diz o seguinte: "Não rias do estado que eu estou, eu já fui o que tu és e tu serás o que eu sou" , não me recordo o nome do autor, só que essas palavras foram de grande importância para mim...
Sei que o assunto educação é de grande complexidade, porque são vários fatores que interligam para certas cortesias.
A educação não fica somente com seu semelhante, mas também com um animal, uma planta, no zelo ao não jogar lixos nas ruas, não contribuir para o aquecimento global, enfim são pequenos gestos e atitudes que fazem a diferença e solidificam para que um dia nós e nossas futuras gerações convivamos em um mundo melhor.
A educação não fica somente com seu semelhante, mas também com um animal, uma planta, no zelo ao não jogar lixos nas ruas, não contribuir para o aquecimento global, enfim são pequenos gestos e atitudes que fazem a diferença e solidificam para que um dia nós e nossas futuras gerações convivamos em um mundo melhor.
Metaforicamente, somos como um quebra cabeça, cada um tem sua importância nessa vida e se faltar um peça não haverá uma harmonia com o todo, e a educação é o mesmo, podemos considerar um ciclo, se tratares bem ao seu próximo, você terá o retorno e gestos assim vão sendo passados uns para os outros até que um dia possamos dizer, como foi bom cooperar...
Estou fazendo a minha parte e você vem fazendo a sua? Não trate as pessoas bem querendo algo em troca, só que as trate melhor para que você veja o quanto é favorável contribuir para se viver em um mundo melhor. Ninguém é perfeito e se estamos nesse mundo é para evoluirmos com nossas experiências de vida, sejam elas boas ou não, tudo é em prol de nosso amadurecimento e melhoramento.
0 comentários:
Postar um comentário