Qual o medo da Igreja Católica, com as CTE (células-tronco embrionárias)
As pesquisas com Células-Tronco Embrionárias encontram na Igreja Católica, seu mais ferrenho opositor, daí a necessidade de discutirmos o porquê disso. Porque essa necessidade de atrapalhar o avanço científico!
Daqui a pouco, vamos encontrar "publicações científicas" escritas por Bispos e Cardeais, afirmando taxativamente, em jornalecos não menos parciais, que o embrião já é gente, a despeito da certeza de toda a Comunidade Científica, Nacional e Internacional. Isso, não é o Papel deles. Isso cabe às Comunidades Científicas. Estão usurpando o que por direito (conquistado através de muito estudo e saber) é dos Cientistas.
Acredito que o hábito de ser contra tudo, na Igreja Católica, vem do medo de perder o controle da Sociedade. De deixar de ser o centro das informações do que é certo e do que é errado, dentro de uma Sociedade. Essa é minha opinião, mas qual é a sua?
As pessoas que querem compartilhar as visões religiosas delas com você, quase nunca querem que você compartilhe as suas com elas.
Com a questão das células-tronco em si, o interesse deles é a questão do aborto.
Sendo mais claro: se a ADIN for julgada procedente, não haverá mais como discutir o aborto porque será – erroneamente porque a Constituição não prevê isso – imposto que há direito à vida aos fetos e embriões, sendo impossível praticar o aborto – e perigando revogar a permissão para abortar em casos de risco de vida da gestante e estupro. Se a ADIN for julgada improcedente, fortalece o argumento pela liberação do aborto, afastando mais ainda a ICAR da questão. Por isso que eles têm muito interesse nessa questão. Mas, é interesse privado, e não público! Tudo para manter a imposição de seus dogmas.
Poxa vida, mas pra barrar o aborto, eles vão contra o Direito à Vida de milhares de pessoas? Que estratégia maluca! É como se usassem um canhão, para acabar com as formigas da casa. A casa não ficaria de pé, é claro.
Vocês sabem por que eles não aceitam separar as questões das pesquisas com Células-Tronco Embrionárias e aborto? Porque Juridicamente, uma questão está fidedignamente ligada à outra. E a CNBB sabe disso. Preferem acabar com dois temas numa tacada só. Por isso a questão da ADIN 3510 é de extrema importância!
Pesquisas com Células-tronco Embrionárias, não é questão política, é questão Científica. Corrijam-me se eu estiver errado, por favor... Problemas do Coração, Mal de Parkinson, Doenças neurodegenerativas, Diabetes, etc., é só isso que a Ciência quer fazer... entender pra curar.
Subsidiariamente há questões sociais e de saúde pública nas pesquisas das células- tronco. Mas, atualmente a questão principal é a científica. Religiões nem deveriam estar dando pitaco no assunto, mas... É o Brasil!
A CNBB dizer que a vida começa com a fecundação é a melhor piada dos últimos tempos. Um grupo de senhores filósofos e teólogos que não sabem e não se importam pitombas em saber o mínimo do B-A-Ba da biologia, ignorando que seres vivos podem nascer por partenogênese, ou o espermatozóide não é uma vida? O que esses senhores obscurantistas querem nada mais é que poder ter poder. Não duvido que se conquistarem o objetivo, o próximo passo será proibir o uso do DIU nas mulheres, e acusá-las de assassinato, de abortistas.
O povo brasileiro deveria acordar. A Lei foi aprovada pela maioria dos congressistas eleitos pelo povo brasileiro e a ICAR insiste em atrapalhar aquilo que nosso povo conquistou. Ou seja, é uma instituição inimiga dos direitos do povo brasileiro em definir quais são as regras para nossa nação.
Concordo que na forma de instituição religiosa eles argumentem com seus fiéis os prós e contras, mas não deveriam atrapalhar uma instituição que não a pertence além de não pagar um centavo de impostos para o governo que nos representa.
Isso é ser "Cristão"!
Mais uma vez a Igreja está se metendo onde não deve. Inclusive caindo em contradição com seus próprios princípios...
Acho que a discussão sobre células- tronco deve ser deixada com a ciência, enfim, com quem entende do negócio, não é mesmo?
Acabou o feudalismo e a Igreja não está mais no topo da pirâmide, será que ela se esqueceu disso...
O que acho estranho quanto a esse tema é que se num futuro, que tomara não seja distante, as células-troncos embrionárias, fizerem tudo o que está sendo prometido, e nem preciso desejar que um destes que são contra precisem, que sei que vão precisar, pois vai ser utilizadas para tudo, e ainda não conheço uma pessoa que passe por essa vida sem um tratamento ou acompanhamento médico, duvido que ao menos um se negue a usar a técnica destas células, ainda que para eles ou para alguém próximo a eles.
Se o Pano de Fundo dessa discussão é a proibição dos abortos em casos excepcionais, como fetos acéfalos, então, a Igreja é muito mais Fria e Calculista do que imaginávamos. Discutir com pessoas de uma Religião/Igreja, que é contra a retirada prematura de fetos acéfalos, mesmo sabendo que eles mal irão nascer e imediatamente morrerão, sendo que o parto, em si, já é um processo de sofrimento para a mãe, quer físico, quer psicológico, e que se agrava em muito, psicologicamente, no caso do filho acéfalo, além dos riscos de morte para ela.
Discutir com uma Igreja/Religião, que confunde a luta pela vida com a sua própria moral? E tenta impor essa, como parâmetros de ética a todos.
É difícil entender o porquê de provocar um risco desnecessário à vida da mulher e um sofrimento psicológico adicional, por ela assistir ao seu feto nascer e imediatamente morrer, por falta de cérebro.
Esta mesma forma de pensar, burocrática, atrasada, está sendo colocada na discussão das Células-Tronco Embrionárias. Não conseguem ver que toda regra tem exceções. Ainda, para agravar, tentam, inutilmente, fazer parecer que a discussão, no atual momento, é ainda a científica, quando ela é puramente religiosa.
Se não houvesse a intromissão da Igreja, nesse assunto, ele já estaria superado há muito tempo. A discussão científica já se encerrou há tempos, o que vemos pelo mundo são uns "doidos", a serviço da Igreja, tentando impedir a todo custo o avanço das pesquisas com CTE. Tirem suas máscaras, tirem suas carapuças, a Igreja já vai ser penalizada por sua forma arrogante, impensada e imatura de agir.
3 comentários:
Segundo o Pe. Luiz Carlos Lodi da Cruz seria a "causa abortista" o medo...
A campanha do medo, do pecado e a prepotência da Igreja só vão afastar os fieis das Igrejas.
Primeiramente, queria descordar de "todas" as palavras ditas acima. Nós CRISTÃOS não temos culpa de um ato aparte. E outra coisa caso você não esteje informado, o mais provavél, EXISTEM TRATAMENTOS COM CELULAS-TRONCO SEM SE SUBMETER A ISSO.
Células-tronco derivados da gordura na reconstituição de órgãos e tecidos.
Células-tronco derivadas de tecido adiposo auxiliam em uma série de tratamentos, melhorando a capacidade aeróbica em pessoas com doenças do coração e o suprimento de sangue em pessoas que sobreviveram a ataques cardíacos, por exemplo. Isso se explica pelo fato de que experimentar com órgãos não vitais é mais seguro e está sujeito a uma série de regulamentações muito menos limitada. Além disso, não é necessária a aprovação do FDA para realocar células que são removidas e devolvidas à mesma pessoa em um mesmo procedimento.
Esse tratamento de acordo com as pesquisas já feitas, tem-se, melhor resultado.
Postar um comentário