Mãos Dadas

Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro.
Estou preso à vida e olho meus companheiros
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considere a enorme realidade.
O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.
Não serei o cantor de uma mulher, de uma história.
Não direi suspiros ao anoitecer, a paisagem vista na janela.
Não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida.
Não fugirei para ilhas nem serei raptado por serafins.
O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes,
a vida presente.

Drummond

Edgar
-agradeço o convite e a oportunidade de postar no seu Blog ..
Dalva-Campinas




COMO ACEITAR A IMPERFEIÇÃO

Como a vida humana é imperfeita. É impossível não termos frustrações. Durante nossa existência fomos, somos e seremos surpreendidos com um mundo que acontece diferente do que nós gostaríamos. A todo instante, nos deparamos com dificuldades e nos desapontamos. E, em geral, frustrações não tão pequenas. Vez por outra, nos deparamos com a perda de alguém que amamos, com o fracasso no vestibular, com alguma derrota profissional, com o desemprego, com uma traição, com alguma doença grave etc. Tudo isso nos causa irritação, tristeza e nos sentimos impotentes. É a sensação de frustração diante das perdas ou da ameaça de perder. Se olharmos para a nossa vida e das outras pessoas, veremos que o fenômeno mais constante é exatamente a perda e a frustração decorrente dela. Desde a perda do útero materno, dos seios da mãe, do conforto do lar ao ir para a escola, das decepções amorosas na adolescência, dos problemas profissionais, financeiros ou de saúde. O problema, portanto, não é a frustração. É como nos colocamos diante dela. Algumas pessoas reagem melhor que outras às frustrações da vida. Enquanto umas toleram graves situações, apesar da tristeza e partem para novas conquistas, outras, à menor dificuldade, se recolhem e ficam prostradas.
Há algumas coisas em comum para as pessoas desse segundo tipo:
Primeiro, a facilidade para levar a sério as próprias fantasias. É a luta entre a realidade e os torturadores "deverias" da nossa cabeça.
Se eu era um profissional tão bom e dedicado, não "deveria" ter sido demitido. Se eu estudei tanto, "não deveria" ter perdido o vestibular. Se eu...
Ocorre que o mundo nem sempre acontece de acordo com os nossos desejos. Por isso, podemos desejar tudo o que quisermos, mas não podemos levar tão a sério os nossos desejos. Aprender a ver e lidar com as situações reais e gastar menos energia em lamentar as coisas, enfatizando como deveriam ser.
Segundo, a sensação de injustiça que acompanha as pessoas quando se frustram. Essa sensação de injustiça é fruto de nossa vaidade, de nos levarmos a sério demais, de nos atribuirmos uma importância que, na verdade, não temos, diante da vida e do Universo. Do alto de nossa onipotência, estamos sempre achando que o mundo existe para nos satisfazer e que nunca podemos ser contrariados. A falta de limites na infância nos prepara para a dificuldade de adaptação ao imprevisto, às contrariedades, às perdas. Nos momentos de frustração, é muito comum, além da raiva, às vezes descontrolada, a pessoa se perguntar: "Por que comigo?" Se entendermos que a vida não privilegia ninguém; se contemplarmos a semelhança humana na imperfeição e nas perdas durante a vida, a verdadeira pergunta diante dos obstáculos seria mais humilde: "Por que não comigo?”.
Em terceiro lugar, o sentimento de culpa, sempre presente na frustração. O que mais dói, nesse momento, é o desconforto interno por nos sentirmos culpados pelo que ocorreu ou está ocorrendo. Ninguém tem domínio total sobre a realidade. Muitos acontecimentos que ocorrem não dependem de nossa competência ou habilidade. Aceitar a nossa impotência diante de determinados fatos é melhor que nos acusarmos por eles. A terrível frase: "Querer é poder" é responsável por grandes sensações de fracasso. Daí a outra frase comum nesses momentos: "Se eu soubesse..." Se eu soubesse com antecedência o que iria acontecer, eu seria... DEUS.
Quando não alargarmos o nosso limiar de frustração e a enfrentarmos de maneira construtiva, ela pode se transformar em depressão. Como fazer isso? Perdoar-se pela imperfeição e a do mundo. Saber que, em geral, as coisas e as pessoas são o que são e não o que "eu" gostaria que fossem. Não dramatizar excessivamente, exagerando os problemas. Tudo passa. Não apegar-se à postura de vítima, de injustiçado, de pobre coitado. Não cultivar uma visão amarga da vida, só vendo o lado negativo. Não levar nada muito a sério. Nem a vida, nem você!

FELICIDADE...

Tenho uma alma muito guerreira e nunca desisto de ser feliz. A minha alma me ensinou a não me contentar com nada menos do que a felicidade e é isso que me move a buscar. Nessa busca já mudei muito de opinião e já aprendi muita coisa, mas, quanto mais aprendo mais vejo que tenho a aprender. E o que me move é uma força que vem lá, bem do fundo da minha alma, que sabe que existe um ponto onde a felicidade se encontra escondida e que acessar esse ponto é a chave. Por momentos mágicos já acessei esse ponto bem no centro do meu Ser e quem experimenta uma vez que seja esse gosto de ser feliz, nunca mais desiste de encontrar de novo.
As experiências da vida são de uma riqueza de aprendizado infinita e podemos fazer de cada dia um presente, se olhamos com olhos de esperança e nos abrimos para as possibilidades que cada dia traz. Não existe coisa mais triste do que a gente limitar as possibilidades do dia porque pela nossa razão e pelo nosso programa da mente aquele dia não traz as configurações necessárias para que a felicidade seja encontrada.
Não perca tempo, nem o dia. Olhe cada novo dia com olhos bem abertos, para o que pode estar reservado, oculto pelos movimentos lentos e precisos dos ponteiros do relógio. Aliás, uma das coisas que mais faz com que percamos os presentes do dia é justamente o fato de nos prendermos tanto ao tempo marcado pelo relógio. Essa é uma forma que o falso tempo tem de prender a nossa mente em possibilidades limitadas que só cabem dentro desses períodos partidos do tempo. Lembre que o dia é muito mais do que marcam esses ponteiros.
Deixe livre cada dia para que coisas mágicas aconteçam em sua vida. Elas acontecem sempre que você se permite sair do seu programa dos fatos “possíveis” e deixe que o Universo traga o inusitado, o inesperado. Não se prenda às horas nem aos minutos rígidos. As coisas encantadas nunca acontecem com hora marcada. Elas têm o tempo delas que é ligado ao tempo da alma e nunca ao do relógio. Dê um espaço que seja, a cada dia, para o tempo da alma, para o que não está no programa, para o impossível. Impossível só para a nossa mente que se prende à agenda limitada que costuma criar para cada dia, como uma forma de nos manter sob controle. Para o Universo não existe limite nem o impossível e Ele pode fazer de cada dia um dia único e especial, trazendo aquilo que a sua alma anseia e que você não sabe ainda quais caminhos percorrer para encontrar, mas, Ele sabe. Deixe um espaço para o Universo agir em sua vida. Saia um pouco dos limites rígidos que os ponteiros do relógio conseguem marcar e voe por horizontes desconhecidos em busca do presente, em busca de viver momentos únicos que valem muito mais do que anos de tempo preciso marcado pelo relógio. Penetre no tempo sem tempo, onde estão todas as possibilidades.
SEJA FELIZ...

PERGUNTAS QUE NÃO QUEREM CALAR

* Se o Pato Donald não usa calças, por que ele amarra uma toalha na cintura quando sai do banho?
* Por que as luas dos outros planetas tem nome, mas a nossa é chamada só de lua?

* Por que quando a gente liga para um número errado nunca dá ocupado?

* Por que as pessoas apertam o controle remoto com mais força, quando a pilha está fraca?
* O instituto que emite os certificados de qualidade ISO 9002, tem qualidade certificada por quem?
* Quando inventaram o relógio, como sabiam que horas eram, para poder acertá-lo?
* Se a ciência consegue desvendar até os mistérios do DNA, porque ninguém descobriu ainda a fórmula da Coca-Cola?
* Como foi que a placa "É Proibido Pisar na Grama" foi colocada lá?
* Por que quando alguém nos pede que ajudemos a procurar um objeto perdido, temos a mania de perguntar: "Onde foi que você perdeu?"
* Por que tem gente que acorda os outros para perguntar se estavam dormindo?
* Como se escreve zero em algarismos romanos?
* Por que os Flintstones comemoravam o Natal se eles viviam numa época antes de Cristo?
* Por que os filmes de batalha espaciais tem explosões tão barulhentas, se o som não se propaga no vácuo?
* Se depois do banho estamos limpos porque lavamos a toalha?
* Como é que a gente sabe que a carne de chester é de chester, se nunca ninguém viu um chester? Você já viu um chester?
* Por que quando aparece no computador a frase "Teclado Não Instalado", o fabricante pede para apertar qualquer tecla?
* Se os homens são todos iguais, por que as mulheres escolhem tanto?
* Por que a palavra "Grande" é menor do que a palavra "Pequeno"?
* Por que "Separado" se escreve tudo junto e "Tudo junto" se escreve separado?
* Se o vinho é líquido, como pode existir vinho seco?

BOM DIA

Mais um dia que começa. A noite de ontem fez desaparecer o dia, no entanto, ele não desistiu. Ei-lo aqui de novo oferecendo-se a você, colocando toda sua claridade à sua disposição. Ele sabe que a noite novamente virá e já guarda planos para recomeçar amanhã. Assim como você, ele também enfrenta desafios e o maior de todos é conseguir ser o melhor possível para que você se inspire nele, para também recomeçar, para encontrar o ânimo que ontem não foi suficiente para fazer com que você superasse os obstáculos que o tornaram mais cansado e mais descrente no dia de amanhã, no novo sol, na nova claridade. É possível que você não tenha tido um sono tranqüilo, com pensamentos rodando como um filme que se repete todo o tempo. Neste novo dia o protagonista do filme é Você, com novos desafios, com metas ainda não cumpridas e com as ameaças de mais uma noite mal dormida. Nem sempre as ameaças se cumprem e, quando menos esperamos, quando sentimos termos chegado ao nosso limite, a Vida, essa cúmplice de todo novo dia, faz cair sobre nós surpresas tão inesperadas, que o sono até poderá ser agitado à noite, mas desta vez pela euforia, pelo milagre da renovação, da súbita providência de Deus. Quem sabe não é hoje o seu dia? Apenas tente acreditar que nasceu um novo dia só para você ser feliz. Pode ser esta a Sua Hora e a Sua Vez.

APRENDENDO A USAR AS PALAVRAS PARA O BEM VIVER PARKINSONIANO

- Cuidado com a palavra NÃO. A Frase que contém NÃO, para ser compreendida, traz à mente o que está junto com ela. O NÃO existe apenas na linguagem e não na experiência. Por exemplo: pense em "NÃO"... Não vem nada à mente. Agora, vou lhe pedir não pense na cor azul... Eu pedi para você NÃO pensar na cor azul e você pensou. Procure falar no positivo, o que você quer e NÃO o que você não quer.
- Cuidado com a palavra MAS, que nega tudo que vem antes. Por exemplo: "Estou fazendo fisioterapia, MAS...". Substitua o MAS por E, quando indicado.
- Cuidado com a palavra TENTAR, que pressupõe a possibilidade de falha. Por exemplo: "Vou tentar me exercitar amanhã". Em outras palavras: Tenho grande chance de não ir, pois vou "tentar". Evite TENTAR, FAÇA.
- Cuidado com o NÃO POSSO ou NÃO CONSIGO, que dão idéia de incapacidade pessoal. Use NÃO PODIA ou NÃO CONSEGUIA, que pressupõe que vai conseguir, que vai poder.
- Cuidado com as palavras DEVO, TENHO QUE ou PRECISO, que pressupõem que algo externo controla a sua vida. Em vez delas use QUERO, DECIDO, VOU.
- Fale dos problemas ou das descrições negativas de si mesmo, utilizando o verbo no passado. Isto libera o presente. Por exemplo, "Eu tinha dificuldade em fazer isto..."
- Fale das mudanças desejadas para o futuro utilizando o tempo presente do verbo. Por exemplo: em vez de dizer "Vou conseguir", diga "Estou conseguindo".
- Substitua o SE por QUANDO. Por exemplo: em vez de falar "Se eu conseguir os remédios grátis, vou adorar", fale "Quando eu conseguir os remédios grátis, vou adorar".
- Substitua ESPERO por SEI. Por exemplo: em vez de falar "Eu espero lidar com minhas limitações", diga "Eu sei que vou lidar com minhas limitações". ESPERAR suscita dúvidas e enfraquece a linguagem.
- Substitua o CONDICIONAL pelo PRESENTE. Por exemplo: Ao invés de dizer "Eu gostaria de agradecer à paciência de vocês", diga "Eu agradeço a paciência de vocês". O verbo no presente fica mais forte e concreto.

USE AS PALAVRAS ADEQUADAMENTE E VERÁ QUE FAZ UMA GRANDE DIFERENÇA.

CONTANDO HISTÓRIAS PARA A “FAMÍLIA PARKINSONIANA.”

“Era uma vez um sitiante que encontrou uma ave caída no chão. Era um filhote que deixara prematuramente o seu ninho e se perdera no vôo. O senhor cuidou dos seus ferimentos e procurou um novo ninho para ele.
Semanas depois, observou que aquele filhote, embora estivesse enturmado com as outras aves, era muito diferente. Seu andar era desengonçado, não tinha a elegância dos outros filhotes. Não era daquele lugar. Precisava ajudá-lo a encontrar o seu caminho, o seu ninho. Pegou delicadamente a ave, subiu num lugar alto falando ao seu ouvido: Você não é daqui, vou soltá-la. E jogou a ave para o alto, que outra vez foi para o chão. O sitiante não desistiu do desejo de ajudá-la. Dias depois, numa madrugada, subiram uma colina chegando ao topo com os primeiros clarões da manhã. Então, segurou com firmeza a ave, voltando-a para o Sol que se erguia obrigando-a a fitá-lo. A ave abriu exageradamente os seus olhos, e aquela Luz foi iluminando o seu ser. Suas asas foram se alongando e, confiante, ela conseguiu voar com equilíbrio, seguindo o seu rumo.”
Metaforicamente falando, nós também somos aves caídas do ninho. Aves feridas, de asas quebradas. E o Senhor da Terra também cuida de nós. Fala ao nosso coração de diversas maneiras. Através do carinho da família, de medicação adequada, de orientação médica e terapias, de nossos companheiros que dividem conosco os mesmos anseios e lutam para que seja aprovado o artigo de lei permitindo as pesquisas com CÉLULAS-TRONCO. Através do convívio fraterno com os amigos das Associações de Parkinson. Do conforto espiritual que recebemos quando deixamos nosso psiquismo receptivo a Ele. Recursos existem para isso...
O Senhor da Terra repete para nós: “Vocês não estão sozinhos. Estamos juntos na subida da colina de suas dificuldades. Vocês fazem parte de um Programa de Transformação, de Crescimento. Sentinelas avançadas nessa guerra, nessa luta, sofrem com a artilharia pesada, com as bombas que explodem bem próximas.” “Coragem, não desanimem! Vocês tem uma força, uma herança que é de origem divina. Busquem, lutem! As pesquisas com CÉLULAS-TRONCO criam possibilidades dentro da Engenharia Genética com esperanças de cura.” Ninguém escolheu ter Parkinson. Temos essa doença e não é por acaso. “Estou com vocês, vamos subindo essa colina. Coragem, não percam a esperança. Brilhe a vossa luz! Vos sois a luz do mundo!” Diz o Senhor da Terra.
Iluminados conseguem “levantar o Sol” e “transportar montanhas.” No mito egípcio, Isis, para que o Sol venha todas as manhãs e ilumine o dia, trabalha resgatando o corpo de Osíris que foi esquartejado pelo invejoso irmão Seth. Lázaro, no texto bíblico, morto e “cheirando mal”, levantou-se após determinação do Senhor Jesus, nosso Modelo e Guia. “Desligai-o, deixai-o ir.” A mensagem fala de renovação, reconstituição dos elos do nosso destino espiritual.
E nós, o que podemos fazer?
Tomar conhecimento do que está ocorrendo nas Associações de Parkinson. Juntos, vamos encontrar forças para lutar pelas nossas necessidades. Toda ação envolve outras pessoas. O isolamento nos enfraquece e ameaça nossa auto-estima, trazendo uma insatisfação emocional que pode destruir nossas esperanças. Precisamos de estudos sérios e informações reais, sem criar ilusões nocivas, desnecessárias. Só a verdade liberta. Para que nossos desejos se realizem é preciso a criação de um espaço psíquico. Um único ato inspira um movimento maior, abre caminho. A força da alma é um brilho que pulsa desencadeando outros acontecimentos. Valorize-se, valorize o seu grupo. Acredite em você, supere os seus limites com dignidade. O sucesso desejado não vem “de graça”, mas vem para os que fazem a sua parte. Levantemos-nos de nossas cadeiras! Vamos criar um espaço adequado para que as coisas aconteçam! Partilhando nossas lutas e esperanças com todos, tornamos a vida mais leve, mais bonita.
Então, num certo momento, que desejamos muito próximo, alguém contará uma nova HISTÓRIA: Era uma vez... Era uma vez uma “Família Parkinsoniana” que, com as mãos trêmulas, mas com os olhos bem abertos, no topo da colina, queimando ao Sol, refletiu a sua Luz, alcançando como uma fênix, leve e livre de suas dores, o lugar que conquistou com a sua coragem, com a sua luta, com sua fé.
Nota sobre a Autora: MONICA DE OLIVEIRA SOUTO
Parkinsoniana, carioca, cujas atividades principais é
Escrever histórias e contos, cartas aos seus filhos e promover movimentos de apoio aos Parkinsonianos.

Minha Alma Chora

Minha alma chora,
Transfigura meu coração em dor,
Traz a angústia de querer e não poder...
Meus olhos, angustiados, marejam o sofrimento.
Minhas mãos tremem;
Minha pele transpira a dor represada;
O desespero me consome por inteiro.
Tu entraste na minha vida,
Deu-me mostras do que és capaz,
Mas não deu a segurança de ser domada.
Você vai um dia , no outro Volta..
Deixaste que eu apenas sonhasse,
Que um dia poderia vir a ser curado.
Sei que, às vezes, apontou-me caminhos vários.
Andar inseguro , trôpego ,vacilante.
Não quis enxergar a verdadeira realidade.
Mas eu vou te enfrentar.
Hoje, a realidade tira a máscara que eu não quis enxergar.
Eu sou capaz !
Vou te enfrentar PK!

JOSÉ TRINDADE

Parkinsoniano, Administrador de Empresa aposentado, liberal, gosta de cinema e internet, adora animais e egiptologia.

A HISTÓRIA DE VIDA DE UM PARKINSONIANO
VEJA COMO SOMOS CAPAZES...

A luta tem que ser travada todos os dias !
Quando descobri a doença, há 4 anos, depois de fazer uma verdadeira romaria, a todos os médicos, ortopedistas, clínicos, neurologistas, todos, isso durou quase um ano. Os sintomas (lentidão dos movimentos), se agravaram quase que imediatamente. Praticamente já não andava mais, arrastava os pés para caminhar, não tinha forças para levantar as pernas, não tinha comando do cérebro para tal, devido já a ausência da Dopamina. Era terrível, não sabia o que estava ocorrendo comigo, antes tão ágil, dinâmico, trabalhador incansável. Me encontrava naquela situação. Os amigos perguntavam o que aconteceu comigo, se eu tinha sofrido algum acidente, se tinha tido “AVC “ ( acidente vasculhar cerebral), me afastei do trabalho (BB), para tratamento, me escondia das pessoas, aquilo além de perturbar fisicamente, estava me perturbando emocionalmente. Chorava muito ! Continuei a procurar os médicos, até que um Neurologista diagnosticou a “DP”, procurei outros, em Minas Gerais e São Paulo, todos confirmavam o diagnóstico, só eu me recusava a aceitá-lo. Já estava tomando a medicação para reposição da Dopamina, alguma melhora já aparecia, mas minha mente se recusava a aceitar. Eu chorava muito quando alguém perguntava o que eu tinha, jamais dizia que era MP, não queria admitir, recusava, pois aquela pessoa que se deparava em mim, não poderia ser eu (anteriormente tão dinâmico) estava se esvaindo pela Lentidão dos movimentos. Passei a devorar tudo o que se dizia da doença, tornei me figurinha carimbada dos Neurologistas, até que uma Fonoaudióloga me fez ver que eu não deveria esconder das pessoas que tinha “DP”, mudei de postura contra a minha recusa, passei a falar claramente da doença, passei a fazer atividades físicas (caminhada, hidro, musculação, Pilates) melhorei consideravelmente mais de 90 % a ponto das pessoas perguntarem como me curei. Tenho consciência que ainda não recebi a GRAÇA da cura (sei que para Deus ela é possível), mas também tenho a consciência de que ainda não sou merecedor dessa dádiva, reconheço a grandeza de DEUS para comigo, portanto corro sempre atrás de melhorar, sempre com atividades físicas e medicamentos. A doença progride lentamente, procuro não pensar nela como futuro, mas trato ela como devem ser travadas as grandes batalhas. SE NÃO HOUVER LUTA CONTRA O OPONENTE, SEREI O PERDEDOR. Portanto a tática é lutar cotidianamente com garra, PROCURAR CONHECER A FORÇA DO INIMIGO, que te aflige o corpo físico. JAMAIS ENTREGAR AS ARMAS DE MÃO BEIJADA . VOU LUTAR SEMPRE CONTRA ELA (DP), ainda que devagar, de mansinho, mas com GARRA.
E assim vou caminhando.... melhorando.
Nota sobre o autor: JOSÉ TRINDADE
Parkinsoniano, Mineiro, Administrador de Empresa aposentado, liberal , gosta de cinema e internet, adora animais e egiptologia.

MORAL DA HISTÓRIA...
Dois homens, ambos gravemente doentes, estavam no mesmo quarto de hospital. Um deles podia sentar-se na sua cama durante uma hora, todas as tardes, para que os fluidos circulassem nos seus pulmões. Sua cama estava junto da única janela do quarto. O outro homem tinha de ficar sempre deitado de costas. Os homens conversavam horas a fio. Falavam das suas mulheres e famílias, das suas casas, dos seus empregos, onde tinham passado às férias, etc.
Todas as tardes, quando o homem da cama perto da janela se sentava, ele passava o tempo a descrever ao seu companheiro de quarto todas as coisas que ele conseguia ver do lado de fora da janela. O homem da cama do lado começou a viver à espera desses períodos de uma hora, em que o seu mundo era alargado e animado por toda a atividade e cor do mundo do lado de fora da janela. A janela dava para um parque com um lindo lago. Patos e cisnes chapinhavam na água enquanto as crianças brincavam com os seus barquinhos. Jovens namorados caminhavam de braços dados por entre as flores de todas as cores do arco-íris. Árvores velhas e enormes acariciavam a paisagem e uma tênue vista da silhueta da cidade podia ser vista no horizonte. Enquanto o homem da cama perto da janela descrevia isto tudo com extraordinário pormenor, o homem no outro lado do quarto fechava os seus olhos e imaginava a pitoresca cena. Um dia, o homem perto da janela descreveu um desfile que ia a passar. Embora o outro homem não conseguisse ouvir a banda, ele conseguia vê-la e ouvi-la na sua mente, enquanto o outro senhor a retratava através de palavras bastante descritivas. Dias e semanas passaram.
Uma manhã, a enfermeira chegou ao quarto trazendo água para os seus banhos, e encontrou o corpo sem vida do homem perto da janela, que tinha falecido calmamente enquanto dormia. Ela ficou muito triste e chamou os funcionários do hospital para que levassem o corpo.
Logo que lhe pareceu apropriado, o outro homem perguntou se podia ser colocado na cama perto da janela. Depois de se certificar de que o homem estava bem instalado, a enfermeira deixou o quarto. Lentamente, e cheio de dores, o homem ergueu-se, apoiado no cotovelo, para contemplar o mundo lá fora. Fez um grande esforço e lentamente olhou para o lado de fora da janela...que dava, afinal, para uma parede de tijolo! O homem chamou a enfermeira e perguntou o que teria feito com que o seu falecido companheiro de quarto lhe tivesse descrito coisas tão maravilhosas do lado de fora da janela. A enfermeira respondeu que o homem era cego e nem sequer conseguia ver a parede. "Talvez ele quisesse apenas dar- lhe coragem...".
Moral da História:Há uma felicidade tremenda em fazer os outros felizes, apesar dos nossos próprios problemas. A dor partilhada é metade da tristeza, mas a felicidade, quando partilhada, é dobrada. Se te queres sentir rico, conta todas as coisas que tens que o dinheiro não pode comprar.
O dia de hoje é uma dádiva, por isso é que o chamam de presente.

”Só há duas maneiras de viver a vida: A primeira é vivê-la como se os milagres não existissem. A segunda é vivê-la como se tudo fosse um milagre”.

A DECISÃO DA ÁGUIA

A águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie. Chega a viver 70 anos.
Mas para chegar a essa idade, aos 40 anos ela tem que tomar uma séria e difícil decisão. Aos 40 anos ela está com:
- As unhas compridas e flexíveis, não consegue mais agarrar as suas presas das quais se alimenta;
- O bico alongado e pontiagudo se curva;
- Apontando contra o peito estão as asas, envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas, e voar já está estupidamente difícil!
Então, a águia só tem duas alternativas:
- Morrer ou enfrentar um doloroso processo de renovação que irá durar 150 dias.
Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho próximo a um paredão onde ela não necessite voar.
Então, após encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico em uma parede até conseguir arrancá-lo. Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar suas unhas. Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas. E só após cinco meses sai para o famoso vôo de renovação e viver, então, mais 30 anos.
Em nossa vida, muitas vezes, temos de nos resguardar por algum tempo e começar um processo de renovação.
E para que continuemos a voar um vôo de vitória, devemos nos desprender de lembranças, costumes e outras tradições que nos causaram dor... Enfim, saber perdoar!
Somente livres do peso do passado e com a presença do alívio do perdão, poderemos aproveitar o valioso resultado de uma “RENOVAÇÃO”.
Criam as pessoas como se galinhas fossem, porém, elas são águias. Por isso, todos podemos voar, se quisermos.Voe cada vez mais alto, não se contente com os grãos que lhe jogam para ciscar. Nós somos águias, não temos que agir como galinhas, como querem que a gente seja. Pois com uma mentalidade de galinha fica mais fácil controlar as pessoas, elas abaixam a cabeça para tudo, com medo. Conduza sua vida de cabeça erguida, respeitando os outros, sim, mas com medo, nunca!

CAMINHAR...

Caminhar sem nunca se cansar. Este é o doce gosto de uma boa caminhada para quem gosta de caminhar. É gostoso estar a caminho. É bom sentir que ainda tem chão pela frente, que ainda existe um trajeto a ser percorrido. É este o sentimento de um bom caminhante quando ainda está no meio da caminhada.
Também na vida é importante estar a caminho. Não suportamos a mesmice. Quando ficamos estagnados, a vida perde o gosto. Em qualquer idade ou situação precisamos ter objetivos na vida. Infeliz é a pessoa que não tem mais um horizonte pela frente. Muitos vivem assim: como se já tivessem cumprido a sua missão, como se não existisse mais nada a acrescentar à sua própria vida ou à vida dos outros. Assim não dá pra viver. Assim a vida perde o seu sentido.
Não fomos feitos para a estagnação. Fomos feitos para voar, para caminhar. Gostamos de estar a caminho. Temos prazer na caminhada. Estar a caminho tem muito a ver com diálogo. É importante estar em constante diálogo consigo mesmo e com as outras pessoas. Nem sempre devo ficar agarrado às mesmas posições.
Às vezes preciso olhar adiante. Preciso ouvir outras pessoas, conhecer outras idéias e posições. Isto pode significar um passo para frente. Ser parceiro de diálogo de outras pessoas. Isto é crescer. Isto é estar a caminho. Mente aberta e arejada. Isto é um vôo. Do contrário atrofiamos e definhamos como uma planta posta num pequeno recipiente e que não tem para onde estender as suas raízes. Assim é a pessoa que não sabe dialogar.

ENTUSIASMO

A palavra ENTUSIASMO vem do grego e significa ter um DEUS dentro de si. Os gregos eram panteístas, isto é, acreditavam em vários deuses. A pessoa ENTUSIASMADA era aquela possuída por um dos deuses e por causa disso poderia transformar a natureza e fazer as coisas acontecerem. Assim, se você fosse ENTUSIASMADO por Ceres (Deusa da Agricultura) você seria capaz de fazer acontecer a melhor colheita e assim por diante. Segundo os gregos, só as pessoas ENTUSIASMADAS eram capazes de vencer desafios do cotidiano.
Era preciso, portanto, ENTUSIASMAR-SE. Assim, o ENTUSIASMO é diferente do otimismo. Otimismo significa acreditar que uma coisa vai dar certo. Talvez, até torcer para que dê certo. Muita gente confunde otimismo com entusiasmo.
No mundo de hoje, é preciso SER ENTUSIASMADO. A pessoa entusiasmada é aquela que ACREDITA NA SUA CAPACIDADE DE TRANSFORMAR AS COISAS, DE FAZER DAR CERTO. Entusiasmada é a pessoa que acredita em si. Acredita nos outros. Acredita na força que as pessoas têm de transformar o mundo e a própria realidade.
E só há uma maneira para ser entusiasmado. É AGIR ENTUSIASTICAMENTE!
Se formos esperar ter as condições ideais primeiro, para depois nos entusiasmarmos, jamais nos entusiasmaremos com coisa alguma, pois sempre teremos razões para não nos entusiasmarmos.
Não é o sucesso que traz o entusiasmo, É O ENTUSIASMO QUE TRAZ O SUCESSO.
Conheço pessoas que ficam esperando as condições melhorarem, a vida melhorar, o sucesso chegar para depois se entusiasmarem. A verdade é que jamais se entusiasmarão com coisa alguma. O ENTUSIASMO É QUE TRAZ A NOVA VISÃO DA VIDA.
Nesta semana, gostaria de perguntar a você, como vai o seu entusiasmo. Como vai o seu entusiasmo pelo Brasil, pela sua empresa, pelo seu emprego, pela sua família, pelos seus filhos, pelo sucesso de seus amigos ?
Se você é daqueles que acha impossível entusiasmar-se com as condições atuais, acredite - jamais sairá dessa situação. É preciso acreditar em você. Acreditar na sua capacidade de vencer, de construir o sucesso, de transformar a realidade.
Deixe de lado todo o seu negativismo. Deixe de lado o ceticismo. Abandone a descrença e seja entusiasmado pela sua vida e principalmente entusiasmado com você.
VOCÊ VERÁ A DIFERENÇA

A vida nem sempre nos reserva surpresas agradáveis

Um dia, conversando com uma amiga, ela trouxe de volta as lembranças tristes. A vida deveria seguir seu curso, mas em seu lar faltava alguém. Faltava a figura respeitável do marido amado. Sobrava um lugar à mesa. Falava da falta que sentia do companheiro. Pensava em como suportaria tanta amargura e saudade. Dizia que a saudade a acompanhava de perto e que era difícil a vida depois que o marido morrera.
Então disse, com a segurança de quem tem certeza: - Você disse que seu marido morreu, mas asseguro que isso não é verdade.
Ela olhou-me com ternura e disse: - Morreu sim.
- Não. Falei! O seu marido vive e viverá para sempre.
- Ele vive em seus filhos, através de tudo o que ensinou...
- Quando seus filhos são obedientes, foi ele quem ensinou a obedecer;
- Quando são honestos, lembre-se das muitas vezes que ele enalteceu a honestidade;
- Quando perdoa seus amigos, quase o ouço dizer: "Quem perdoa não adoece porque não guarda o lixo da mágoa na intimidade";
- Quando sente que a inveja deseja instalar-se em sua alma, lembre-se de ter ouvido de seus lábios: "a inveja é um ácido corrosivo que prejudica quem a alimenta";
- E quando, por fim, seu coração se enche de saudade e pensa que não mais suportará, ouça uma voz falando baixinho: "Esposa, eu estou ao seu lado, não duvide".
- E é assim, por isso que disse que seu marido não morreu. Sinta que ele continua vivo, não somente atrás da cortina que temporariamente os separa, mas também através da herança de amor que legou a todos vocês.
Acredite nisso...

ONDE VOCÊ PRETENDE CHEGAR?

Onde você pretende chegar com suas atitudes e pensamentos atuais? Você anda com a luz ou com as trevas?
É isto mesmo, eu pergunto porque um dia me perguntaram e eu todo pretensioso, orgulhoso, achei até uma ofensa a pergunta, afinal de contas eu fazia caridade, eu sempre fui um bom pai, bom marido, bom filho, bom vizinho, bom...A pessoa que me perguntou pediu que eu parasse o discurso e perguntou como andava a minha vida, se em casa havia harmonia, se os armários andavam cheios, se a conta no banco estava no azul, se havia reservas para as emergências, se havia diálogo com a esposa, com os filhos, quando foi a última visita ao vizinho mais próximo, quando foi a última comemoração em casa e que houve mais de 30 pessoas reunidas, como estava a saúde de cada familiar. Enquanto ele falava eu ia pensando e fazendo uma cara cada vez menos confiante...Olha, eu descobri, naquele dia, que a minha vida não estava tão azul assim, e que a luz que só eu enxergava, estava meio apagada. O pior ainda estava por vir. Ele perguntou como era os meus pensamentos, se eu desejava o mal para quem me "fechava" no trânsito, mesmo que por instantes. Se eu falava palavrões normalmente, como coisa natural. Se eu já havia cobiçado o cargo, o carro, e pior, a mulher de alguém??? Olha, que surra mental que eu levei...Olhando-me nos olhos, ele falou que toda a obra de Jesus não estava em poucas letras ou no conhecimento de salmos, versículos e doutrinas, e sim, na prática diária dos seus ensinamentos e nisso reside a verdadeira felicidade. Quando você faz as contas mentalmente e percebe que algo está errado e tem humildade para reconhecer que ainda não está nem perto da Luz e pede ajuda para melhorar-se, tudo se renova. Os vícios vão se tornando mais fáceis de serem vencidos, as coisas do mundo deixam de ter aquele brilho e você começa a conquistar tudo, eu disse TUDO, que você sonhou, dinheiro, paz, saúde, casamento feliz, família unida e até o que você nunca pensou em pedir. O segredo está na transformação real, verdadeira do seu eu, para uma nova pessoa, uma pessoa que ninguém precisa dizer que é da Luz, a Luz está no seu rosto.
Fez a análise?

APRENDI QUE...
De uma forma positiva, aprendi que não importa o que aconteça ou quão ruim pareça o dia de hoje, a vida continua e amanhã será melhor;
Aprendi que, não importa o tipo de relacionamento que tenha com seus pais, você sentirá falta deles quando partirem;
Aprendi que um homem só tem o direito de olhar um outro de cima para baixo, para ajudá-lo a levantar-se;
Aprendi que "saber ganhar" a vida não é a mesma coisa que "saber viver";
Aprendi que a vida, às vezes, nos dá uma segunda chance;
Aprendi que viver não é só receber, é também dar;
Aprendi que se você procurar a felicidade, vai se iludir. Mas, se focalizar a atenção na família, nos amigos, nas necessidades dos outros, no trabalho e procurar fazer o melhor, a felicidade vai encontrá-lo;
Aprendi que sempre que decido algo com o coração aberto, geralmente acerto;
Aprendi que quando sinto dores, não preciso ser uma dor para os outros;
Aprendi que diariamente preciso alcançar e tocar alguém. As pessoas gostam de um toque humano, segurar na mão, receber um abraço afetuoso ou simplesmente um tapinha amigável nas costas;
Aprendi que existe um momento na nossa vida, em que chega a hora de olhar para frente, levantar a cabeça, estufar o peito e dizer bem alto:
“Eu sempre lutarei pra chegar onde eu quero”;
Aprendi que ainda tenho muito que aprender;
E finalmente, aprendi que se a gente tiver FÉ, ESPERANÇA, CORAGEM, PERSEVERANÇA, PACIÊNCIA e ATITUDE, "Sr. Parkinson" não nos vencerá.

Primeiro você se aceite como você é. É assim que a existência quer que você seja.
Não foi você que se criou. Naturalmente, toda a responsabilidade é da existência. Deus ao criá-lo, já pretendia algo importante pra você. E com certeza há uma necessidade de uma pessoa como você, se não, você não existiria. Toda vida tem um propósito.
Quando Deus marca, é para não perder de vista.

O QUE É PENSAMENTO POSITIVO ?

Há diversas interpretações para o pensamento positivo. Algumas delas são interpretadas de uma maneira que acabam alienando ainda mais o indivíduo do que trazendo consciência e presença daquilo que realmente está se apresentando.
Alguns livros e autores pregam que pensar positivo é apenas mentalizar aquilo que você deseja alcançar. Filmes e livros como “O Segredo” e “Quem Somos Nós” utilizaram bastante deste recurso para tentar explicar o poder da nossa mente. Não há nada de errado nisso. Realmente, a mente tem um poder sobre nós. É ela que controla o seu corpo, que causa os seus sentimentos e que lhe dá a capacidade do discernimento. Porém, a mente ainda é apenas um fator da sua manifestação nesta existência. Há também o seu corpo com suas ações, atitudes e percepções. O corpo também pode afetar a mente. Quando você recebe um estímulo físico, a mente poderá interpretar a sensação como confortável ou desconfortável. Dessa forma, não adiantaria muita coisa apenas focar naquilo que você deseja sem que haja a ação em conjunto.
Pensar positivo não está apenas associado à pensar naquilo que se deseja, e sim em interpretar cada situação como já sendo positiva para a sua Vida e para o seu aprendizado e desenvolvimento pessoal. Pensar positivo vai além do que uma técnica ou método para se conseguir algo, mas é uma filosofia e maneira de viver as situações e desafios do dia-a-dia. Pensar positivo é enfrentar (estar de frente para) cada situação que se apresenta e dizer SIM à Vida do jeito que ela se apresenta, pois em cada situação há sempre uma lição que, se aprendida, o levará para um nível ainda mais amplo de compreensão, paz e serenidade.
Algumas vezes, a Vida nos traz situações que geram desconforto e este desconforto é uma grande porta para que olhemos para nós mesmos e aprendamos um pouco mais sobre nós mesmos.
A Vida é sábia e amorosa. Basta olhar para a natureza e na maneira como ela se apresenta e flui. Cada situação é apenas uma ferramenta que a Vida nos traz para que possamos perceber e integrar nossos medos, inseguranças e qualquer outro sentimento que nos aflija. Cada pessoa já está tendo aquilo que merece e precisa para o seu desenvolvimento. Caso contrário, ela não estaria passando por esta situação. E quando se percebe e se aceita à Vida do jeito que ela se apresenta, pode ser que uma sensação de tranquilidade, gratidão e felicidade tome conta da pessoa e, somente a partir daí ela possa seguir de mãos dadas com Vida para o seu próprio caminho.

PARTIU UM AMIGO...

É cruel e injusto, quando a vida é pega de assalto por uma doença incurável, que deixa por terra todos os sonhos, paixões e desejos aos 65 anos de idade.
Mas a Fé que existe em todos nós é uma porta de esperança, que vai trazer Paz à nossa alma e espírito, que é a consolação dos mortais.
Em cada um de nós existe uma estrela que brilha, em cada um de nós existe uma estrela que chora e sorri, em cada de um de nós existem sentimentos difíceis de exprimir em palavras, que muitas vezes são parcas para exprimir a dor e o sofrimento sentidos.A doença foi mais forte, a resignação, a despedida, o amor que nutria pelos seus teve o seu fim. Descanse em paz, meu AMIGO.
Valeu, companheiro! Ide em paz e o Senhor te acompanhe.

Neste momento de dor e tristeza a qual passa toda a familia MAIA FREIRE, quero aqui deixar o meu abraço a todos desta grande familia e pedir a Deus que dê forças para que consigam superar todo este sofrimento e dor, e que JUSSIER MAIA encontre a paz ao lado de Nosso Senhor Jesus Cristo.

ASSINE O LIVRO DE CONVIDADOS NO BLOG
(Sign this guestbook)

COMO FAZER?
Click em sign this guestbook;
Digite seu nome, cidade onde mora, estado, BRA;
Digite seu e-mail. Se quiser manter contato por e-mail, click na caixa subscribe this guestbook
Click em browse, para procurar uma foto sua e adicionar;
Digite uma Mensagem;
Click em add.
Pronto, você já assinou o livro de visitas no blog.

A IMPORTÂNCIA DO AUTO-CONHECIMENTO

Porque se conhecer ? Esta é uma pergunta que só você poderá responder. E este é um dos próprios motivos que me leva a olhar constantemente para dentro. É olhando para o nosso interior, examinando e transcendendo nossos padrões herdados de nossos pais, de nossos familiares e da própria cultura e sociedade que poderemos encontrar um sentido em nossas vidas, uma resposta para a pergunta que todos nós temos em nossa mente: "Para que estamos vivos ?"
O auto-conhecimento nos leva a uma profunda viagem ao nosso interior, fazendo-nos compreender por que reagimos a uma determinada situação, tornando-nos capazes de fazer uma escolha mais consciente, que consequentemente nos levará há uma satisfação e sentido de vida cada vez mais significativo.
Desde a mais tenra infância, fomos criando "couraças" para proteger nossa verdadeira essência. Fomos adquirindo padrões sócio-culturais que quando são rígidos e inflexíveis bloqueiam nosso processo de desenvolvimento. Vamos "levando" a vida, escutando apenas o que os outros, a sociedade e os nossos padrões nos dizem para fazer, muitas vezes, não dando ouvidos à nossa própria voz que vem do nosso coração, do nosso interior.
Muitos nem sequer tem consciência dessa voz interior, outros tentam silenciá-la a qualquer custo. Estão ainda iludidos pelas pressões, determinações e medos impostos pela sociedade e pelo próprio ego: "Mas o que vão pensar de mim se eu fizer isto ?"
Certas pessoas têm medo do que pode vir a acontecer, mas esquecem que a vida está presente no agora. E é no agora que o coração clama para que o sigamos, para que confiemos nele, pois é ali que está a verdadeira evolução e o verdadeiro aprendizado, junto com a verdadeira satisfação.
Assim, o auto-conhecimento nos leva ao desenvolvimento de nossa Consciência, transcendendo as "couraças" e indo em direção da nossa verdadeira essência de Amor.

MUITO IMPORTANTE

"OS DIREITOS DOS PORTADORES DA DOENÇA DE PARKINSON", será o tema para discussão/debate no chat do GAMP, que realizar-se-á na próxima segunda-feira (dia 15 de outubro) à partir das 19:ooh. Você, parkinsoniano não pode faltar.

ACONTECEU COMIGO...

Éramos a única família no restaurante com uma criança. Eu coloquei Luan (meu filho caçula) numa cadeira para crianças e notei que todos estavam tranqüilos, comendo e conversando. De repente, Luan gritou animado, dizendo: "Olá, amigo!", batendo na mesa com suas mãozinhas.
Seus olhos estavam bem abertos pela admiração e sua boca mostrava a falta de dentes. Com muita satisfação, ele ria, se retorcendo. Eu olhei em volta e vi a razão de seu contentamento. Era um homem, com um casaco jogado nos ombros: sujo, engordurado e rasgado. Suas calças eram trapos com as costuras abertas até a metade e seus dedos apareciam através do que foram, um dia, os sapatos. Sua camisa estava suja e seu cabelo não havia sido penteado por muito tempo.
Estávamos um pouco longe dele para sentir seu cheiro, mas asseguro que cheirava mal. Suas mãos começaram a se mexer para saudar. "Olá, neném. Como está você?", disse o homem a Luan. Minha esposa e eu nos olhamos: "Que faremos?". Luan continuou rindo e respondeu, “Olá, olá, amigo". Todos no restaurante nos olharam e logo se viraram para o mendigo. O velho sujo estava incomodando nosso lindo filho. Trouxeram a comida e o homem começou a falar com o nosso filho como um bebê. Ninguém acreditava que o que o homem estava fazendo era simpático. Obviamente, ele estava bêbado. Minha esposa e eu estávamos envergonhados.
Comemos em silêncio, menos Luan que estava super inquieto e mostrando todo o seu repertório ao desconhecido, a quem conquistava com suas criancices. Finalmente, terminamos de comer e nos dirigimos à porta. Minha esposa foi pagar a conta e eu lhe disse que nos encontraríamos no estacionamento. O velho se encontrava muito perto da porta de saída. "Meu Deus, ajuda-me a sair daqui antes que este louco fale com Luan", disse orando, enquanto caminhava perto do homem. Estufei um pouco peito, tratando de sair sem respirar nem um pouco do ar que ele pudesse estar exalando.
Enquanto eu fazia isto, Luan se voltou rapidamente na direção onde estava o velho e estendeu seus braços na posição de "carrega-me". Antes que eu pudesse impedir, Luan se jogou dos meus braços para os braços do homem. Rapidamente, o velho fedorento e o menino consumaram sua relação de amor. Luan, num ato de total confiança, amor e submissão, recostou sua cabeça no ombro do desconhecido. O homem fechou os olhos e pude ver lágrimas correndo por sua face. Suas velhas e maltratadas mãos, cheias de cicatrizes, dor e trabalho duro, suavemente acariciavam as costas de Luan.
Nunca dois seres haviam se amado tão profundamente em tão pouco tempo. Eu me detive aterrado. O velho homem, com Luan em seus braços, por um momento abriu seus olhos e olhando diretamente nos meus, me disse com voz forte e segura: "Cuide deste menino". De alguma maneira, com um imenso nó na garganta, eu respondi: "Assim o farei". Ele afastou Luan de seu peito, lentamente, como se sentisse uma dor. Peguei meu filho e o velho homem me disse: "Deus o abençoe, senhor. Você me deu um presente maravilhoso". Não pude dizer mais que um entrecortado "obrigado".
Com Luan nos meus braços, caminhei rapidamente até o carro. Minha esposa perguntava por que eu estava chorando e segurando Luan tão fortemente e por que estava dizendo: "Meu Deus, Meu Deus, me perdoe". Eu acabava de presenciar o amor de Cristo através da inocência de um pequeno menino que não viu pecado, que não fez nenhum juízo, um menino que viu uma alma e uns adultos que viram um montão de roupa suja. Eu fui um cristão cego carregando um menino que não era.

ERA UMA VEZ, UM PLANETA DE FAZ DE CONTA...

Nesse planeta, por um motivo ou por outro, todo mundo aprendeu a fazer de conta. Tanto aprendeu que acabou acreditando que o fazer de conta era a realidade. Alguns faziam de conta que eram felizes, outros faziam de conta que eram eternas vítimas, outros ainda faziam de conta que sabiam da verdade, enfim, existia faz de conta para tudo nesse planeta e todos iam fazendo de conta que estavam vivendo. Em um determinado dia chegaram nesse planeta, vindos de outros espaços, alguns seres que não faziam de conta e nem sabiam o que era fazer de conta. A princípio tudo que eles viram eles acreditaram que era verdade. Que as pessoas todas estavam sendo absolutamente sinceras em tudo que faziam e nem de longe podiam imaginar que aquilo tudo era um imenso teatro de faz de conta. Passado o primeiro momento aqueles seres perceberam que aqueles atos daquelas pessoas eram muitas vezes incoerentes com aquilo que elas pensavam e muitas vezes o que elas pensavam era incoerente com o quê elas sentiam. Esses seres tinham o poder de perceber a pessoa por inteiro, porque eles eram inteiros. E foi com um certo espanto que eles perceberam que a maior parte daquelas pessoas sempre faziam de conta, uma vez que quase nunca havia coerência entre o sentir, o pensar e o agir. Eles ficaram sem entender porque alguns faziam de conta que amavam, quando, era tão mais simples só amar. Alguns faziam de conta que eram felizes, porque tinham um monte de coisas que faziam de conta que era o quê dava felicidade. Por fazer de conta que aquelas coisas davam felicidade, outros ainda faziam de conta que sofriam porque não tinham aquelas coisas. Percebendo como tudo funcionava naquele planeta, eles sentiram uma enorme compaixão por aqueles seres. Conseguiram verdadeiramente se colocar na posição daquelas pessoas e puderam sentir a imensa dor que era estar naquela situação. Ficaram pensando o quê poderia ter acontecido para fazer com que aquelas pessoas vivessem num eterno faz de conta. Como Eles sabiam que nada acontece por acaso e que também não fora por acaso que eles entraram ali pelos corredores do tempo, Eles decidiram fazer alguma coisa para ajudar os seres do planeta do faz de conta. Eles descobriram que o motivo de tanto fazer de conta tinha tido origem no medo. No medo de Ser inteiros e de mostrar quem realmente eram. Eles viram todo o passado daqueles seres e entenderam todas as histórias e puderam ver onde cada um perdeu o fio do “Ser”. Como eram muito Iluminados logo entenderam o quê poderiam fazer por aqueles seres. Eles, então, jogaram nos sonhos de cada habitante daquele planeta, uma trilha de Luz permeada de Amor, que faria com que cada um encontrasse o caminho de volta para Casa de forma bem simples e natural a partir de então. E quando eles despertassem ninguém mais precisaria fazer de conta, porque teriam descoberto como é muito mais simples só “Ser” do que fazer de conta que é.

DAR A VOLTA...RESSURGIR...

Não necessariamente por cima. Mas conseguir sair de uma situação ou episódio que te deixou no fundo, lá, bem lá em baixo e nada de ver a saída. Lutar todos os dias e por a Deus em prova para que ele, somente ele consiga com suas mãos iluminadas te mostrar o caminho. Não sei se saí dando volta por cima. Mas sou um vitorioso porque saí da situação da qual me via em total escuridão. Vejo tudo diferente de antes. Olho com o coração, enxergo com minhas experiências, busco em pequenas coisas e gestos o troféu de meu retorno. Fé. Voltar a sentir o calor do abraço, a lambida de meus cães. O resto, é o resto. E há quem diga que dinheiro é tudo. Não conseguí comprar em nenhum balcão um amigo para me escutar, um amor para me acalentar, meus filhos para eu beijar. Nada, nada paga ter tudo isso de volta. Estou aqui e agradeço a Deus todos os dias por ter ouvido minha voz desesperada e pela minha petulância em exigir dele como seu filho um auxílio. Estou aqui, feliz, novamente, mesmo quando surge uma pedra e mesmo que ainda tenha de lutar para tentar conseguir resgatar toda a minha integridade, vou lutar e como vou. Sr. Parkinson não me vencerá. Nunca.

Esta é para você CM.

HISTÓRIA DE UM VELHO PARKINSONIANO
Um frágil e velho homem com mal de Parkinson foi viver com seu filho, nora e o seu neto mais velho de quatro anos.
A família comia junto à mesa. Mas as mãos trêmulas do parkinsoniano tornou difícil o ato de comer. Comida caiu da colher dele sobre o chão. Quando ele pegou seu copo, o leite derramou na toalha da mesa. A bagunça irritou fortemente seu filho e nora: "Nós temos que fazer algo sobre o papai", disse o filho. "Já tivemos bastante do seu leite derramado, ouvindo-o comer ruidosamente e muita de sua comida no chão". Assim o marido e esposa prepararam uma mesa pequena no canto da sala. Lá o velho comia sozinho enquanto o resto da família desfrutava do jantar.
Desde que o parkinsoniano tinha quebrado um ou dois pratos, a comida dele foi servida em uma tigela de madeira. Quando a família olhava de relance na direção dele, às vezes percebiam uma lágrima em seu olho por estar só. Ainda assim, as únicas palavras que o casal tinha para ele eram advertências acentuadas quando derrubava um garfo ou derramava comida.
O neto mais velho de quatro anos assistiu tudo em silêncio.
Uma noite antes da janta, o pai notou que seu filho estava brincando no chão com sucatas de madeira. Ele perguntou docemente para a criança, “O que você está fazendo?”
Da mesma maneira dócil, o menino respondeu:
"Eu estou fabricando uma pequena tigela para Você e Mamãe comerem sua comida quando eu crescer." O neto mais velho de quatro anos sorriu e voltou a trabalhar.
As palavras do menino golpearam os pais que ficaram mudos. Então lágrimas começaram a fluir em seus rostos. Entretanto nenhuma palavra foi falada, ambos souberam o que devia ser feito. Aquela noite o marido pegou a mão do pai e com suavidade o conduziu para a mesa familiar.
Para o resto de seus dias de vida ele comeu sempre com a família. E por alguma razão, nem marido nem esposa pareciam se preocupar mais quando um garfo era derrubado ou o leite derramado ou que a toalha da mesa tinha sujado.
As crianças são notavelmente perceptivas. Os olhos delas sempre observam, suas orelhas sempre escutam e suas mentes sempre processam as mensagens que elas absorvem. Se elas nos vêem pacientemente providenciar uma atmosfera feliz em nossa casa, para nossos familiares, eles imitarão aquela atitude para o resto de suas vidas.
O pai sábio percebe isso diariamente, que o alicerce está sendo construído para o futuro da criança.
Sejamos sábios construtores de bons exemplos de comportamento de vida em nossas funções.


A VIDA CONTINUA...

Cada vez mais, as pessoas estão vivendo cada vez menos o momento atual e se preocupando de uma maneira exagerada com o que ainda irá acontecer. Fica parecendo que querem antecipar a vida, viver o que ainda não aconteceu. Se esquecem que cada dia acontece de uma vez, que a terça feira sempre vem depois da segunda. Que mesmo que queiram muito que o sábado chegue rápido, ele só vai chegar, depois da sexta feira! Dois dias não acontecem de uma só vez e por mais que o homem tente mudar, transformar e até mesmo acelerar o tempo, ele não se intimida e permanece poderoso, completamente rebelde e totalmente soberano. O dia acontece exatamente igual, manhã, tarde e noite, num ciclo maravilhosamente constante, milenar e imutável. Isso se repete em várias situações da nossa vida. Acontece, por exemplo, quando estamos diante de algum problema. O desfecho sempre ocorre, ou seja, as situações sempre se resolvem: a nós, resta apenas tomarmos as providências necessárias e possíveis, ou seja, fazermos a nossa parte, dentro das limitações existentes em todo ser humano. Nada irá interromper o desfecho. Podemos, quando depende unicamente de nós, através dos nossos atos, colaborar para que ele seja o mais favorável possível. Ou terrivelmente desfavorável, dependendo de como conduzimos! Sofrer por antecipação, na maioria das vezes só prolonga um sofrimento inevitável ou o torna mais doído do que ele realmente é. Por que então, não se esforçar para preservar a alegria, a suavidade e a leveza durante este percurso? Por que, para se cumprir este caminho, muitas pessoas optam por se irritarem, se estressarem e ficam ansiosos, irritados, pesados e rígidos? Por que insistir em passar pela vida como se estivesse sempre carregando um fardo pesado demais? Por que optar sempre em reclamar, em se apegar nas insatisfações, em valorizar demasiadamente as frustrações? Por que não tentar manter a serenidade, e se recusar a se deixar tomar pelo desespero, que quase sempre dificulta ainda mais a possibilidade de superação, que nos deixa confusos e sem condições de encontrar soluções? O desespero, a impaciência, a irritabilidade, muitas vezes são conseqüências da nossa ansiedade, da mania que tantas pessoas insistem em ter, de sempre e só se preocuparem com o depois. Muitos problemas surgem, justamente devido a falta de viver o presente. Muitas situações se tornam motivos de preocupação no futuro, pela nossa falta de cuidado com o momento atual. Planejar o futuro é saudável e necessário. Mas querer viver apenas nele, é uma perda de tempo irrecuperável. Independente do seu humor, o dia vai amanhecer, a tarde vai chegar e a noite irá acontecer! A vida continua! Pena que existem pessoas que tentam ignorar isso!

 

©2009 CONVERSA DE PARKINSONIANO | by TNB